segunda-feira, 17 de novembro de 2008

Como fazer um bom título para arte


Como fazer um bom título para arte
(Baseado em texto de Monica Moses, Poynter Institute)

Escrever um título que funcione para a arte ajuda a focar a parte gráfica. Se você não consegue sintetizar a função da arte em poucas palavras talvez você não esteja pronto para redigir a arte. Monica Moses do Poynter Institute recomenda os seguintes elementos para escrever um bom título:

1. Faça ligação com uma imagem
Se a sua arte vai mostra um trem você ajuda os leitores se “trem” ou “ferrovia” estiverem no título. Escollha qual forma ou imagem o leitor irá ver primeiro e tenha certeza que o título seja coerente. O leitor vai olhar primeiro para a maior imagem e então para o título para decidir se vale a pena gastar tempo lendo a arte. Se a ligação entre os dois for muito confusa, o leitor pode perder a paciencia e mudar de página

2. Seja claro
É muito melhor ter um título direto ao assunto do que fazer o leitor quebrar a cabeça. A arte tem que ter um propósito simples –por exemplo, para explicar como fazer um suflê é melhor “Como fazer um suflê” do que “Um prato da gema”. Bons títulos podem brincar com palavras ou títulos de filme, etc. mas sem perder a clareza.

3. Seja específico
O título deve refletir o foco principal a arte o mais próximo possível do conteúdo. Títulos assim são mais interessantes e funcionais. Se a arte é sobre como os cupins atacam a casa não escreva “O inseto que você não pode esquecer”, pode parecer que você está oferecendo informações genericas sobre o assunto. O título e a imagem gráfica tem que ser o mais específicos e focados no assunto principal

4. Interprete os dados para o leitor
Se a arte apresenta um grande número de informações complexas, um título que ajude o leitor a entender do que se trata é fundamental. Por exemplo, se a arte mostra como votam os deputados por região use um título que resuma a situação; “Nordeste faz a diferença no Congresso”. Assim o leitor não vai ter que checar um monte de números sem saber o que eles querem mostrar.

Nenhum comentário: